terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Raiz :
A mandioca, a cenoura, a batata doce, a beterraba, o nabo e o rabanete, por exemplo. São raízes comestíveis bastante comuns . Isso porque elas acumulam reservas nutritivas para a planta e assim, acabam servindo de alimento para nós.
 Mas essa não é a principal função das raízes. Elas servem para fixar o vegetal no solo e, absorver a água e os minerais que ele necessita.
A água e os sais minerais formam a chamada seiva bruta ou mineral. Essa seiva é levada por um conjunto de tubos ou canais, os vasos lenhosos, que da raiz percorrem o caule e os ramos até chegarem às folhas.
Nas folhas, com a energia da luz e pelo processo de fotossíntese, são produzidos os açúcares, que formam a seiva orgânica ou elaborada. Essa seiva, transportada pelos vasos liberianos, para toda a planta, inclusive a raiz.
As raízes em geral, são terrestres e subterrâneas, mas há também raízes aquáticas, como as do aguapé e, as raízes aéreas, como a das orquídeas. O capim, a cana-de-açucar e o milho, entre outros, possuem raízes numerosas e finas, todas do mesmo tamanho, que saem da mesma região do caule. Essas raízes se chamam fasciculadas, ou em cabeleira.
Esse tipo de raiz é pouco profundo, por isso absorve água e sais minerais mais superficiais do solo.Em outras plantas, como a laranjeira, a mangueira, a goiabeira, o abacateiro, o feijão e o café, existe uma raiz principal, maior que as outras. Esse tipo de raiz recebe o nome de raiz axial ou pivotante.Uma raiz tem diferentes regiões, veja na figura ao lado.
Na ponta da raiz há a coifa, que tem a forma de um capuz. A coifa protege as células que estão por baixo dela e que se dividem constantemente, originando novas células.
As novas células substituem as células da coifa que se desgastam e morrem à medida que a raiz penetra no solo. Elas contribuem para o crescimento da raiz, mas a maior parte do crescimento desse órgão ocorre pelo prolongamento das células chamada região lisa, ou de crescimento.
Há ainda a região pilífera, na qual crescem pelos finíssimos - os pelos absorventes. Eles aumentam a superfície de contato da raiz com o solo  e, consequentemente, a capacidade de absorção de água e sais minerais. Os pelos absorventes são projeções da epiderme, a camada de células que cobre a superfície da raiz.
A raiz apresenta a região de ramificação, de onde saem as raízes secundárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário