terça-feira, 1 de outubro de 2013

         Grupo das Angiospermas


Planta manaca-da-serra (Tibouchina mutabilis), uma típica angiosperma, que apresenta flores, frutos e sementes. Foto: Silvia Schaefer


 
As flores são amplamente reconhecidas pela sua beleza, perfume e colorido. Diferentes dos estróbilos (pinhas) das gimnospermas, que são lenhosas, as flores verdadeiras presentes nas angiospermas utilizam seu colorido e perfume para atrair polinizadores e otimizar a polinização e posterior fecundação.
A característica diferencial deste grupo é a preseça de sementes inseridas dentro de frutos. Isto é possível, pois os óvulos se desenvolvem dentro do ovário da flor. Após a fecundação, o ovário originará o fruto e o óvulo originará a semente.
A flor tem um papel evolutivo fundamental para este grupo. Seu colorido, perfume e néctar, atraem os mais variados agentes polinizadores, como insetos, pássaros, morcegos e o próprio ser humano. Estes agentes se alimentam do néctar e do próprio pólen e, em troca, levam os grãos de pólen de uma flor para outra, favorecendo a fecundação entre plantas de diferentes materiais genéticos, gerando variabilidade genética entre os indivíduos de cada espécie.
 Polinização pela abelha Apis mellifera (entomofilia) e uma flor do gênero Emilia, família Asteraceae. Foto: Silvia Schaefer


O fruto significa para as angiospermas a possibilidade de proteção da semente e dispersão das mesmas para locais distantes da planta mãe, fator fundamental para a diminuição da competição entre indivíduos com o mesmo material genético.
A maioria dos frutos servem como alimento para animais, que digerem estes frutos e liberam as sementes em suas fezes. Estas, por sua vez, germinam e originam novas plantas.
As Angiospermas constituem o maior grupo de plantas atualmente vivente, ocorrendo praticamente em todos os biótopos do planeta, predominando na maioria das comunidades vegetais. Estima-se que existam cerca de 250.000 - 300.000 espécies distribuídas em aproximadamente 10.000 gêneros e 300 famílias.
As angiospermas são todas as plantas da Divisão ANTHOPHYTA ou MAGNOLIOPHYTA
São divididas em duas classes, de acordo com o número de cotilédones em suas sementes:
Classe Dicotyledonae (MAGNOLIOPSIDA): as dicotiledôneas
Classe Monocotyledonae (LILLIOPSIDA): as monocotiledôneas

Nenhum comentário:

Postar um comentário